15 maio 2014

Zhostovo - Bandeja com frutas

Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre a pintura Zhostovo. Essa técnica é um dos tipos tradicionais de trabalho decorativo russo e, embora tenha se originado em outra cidade, foi em Zhostovo (próximo a Moscou) que mestres da arte se concentraram e continuaram a desenvolver a técnica.


Inicialmente a pintura era feita em bandejas de metal preparadas com várias camadas de uma massa grossa e verniz a base de óleo (geralmente na cor preta). O principal motivo da pintura Zhostovo são buquês de flores (com predomínio de flores maiores combinadas com flores selvagens menores), que são pintadas considerando o aspecto tridimensional do motivo. A riqueza de cores também é uma característica fundamental da técnica! E por fim, a pintura tradicional recebe cerca de três camadas de verniz com brilho para dar o aspecto espelhado à peça.


Com o passar do tempo e com a melhoria dos materiais para pintura, a técnica passou a ser aplicada em diferentes superfícies e com diversas cores de fundo.

Neste post escolhi mostrar para vocês uma bandeja (de madeira) a qual pintei com motivo de frutas. Nas imagens mostro também o verso desta peça que é ricamente trabalhado.

Deixo aqui links para que vocês possam apreciar mais a história e trabalhos dessa arte especial!
http://www.zhostovo.ru
https://www.facebook.com/zhostovo
http://www.artrusse.ca/

Beijos e boa pintura! Gina


Um comentário:

  1. Lindo,maravilhoso!
    Descobri há pouco tempo essa tecnica ao me interessar por bauermalerei,estou adorando sua pagina.Parabéns vc consegue transmitir com calma e serenidade. Adorei te encontrar na net. Bjs

    ResponderExcluir