30 junho 2014

Técnica Fácil e Rápida: Efeito Espuma Colorida.

Existem muitos efeitos diferentes que podemos usar em nossos trabalhos artesanais. Assim, pretendo compartilhar com vocês algumas dessas técnicas que conheço e a que escolhi dessa vez eu a chamo de Efeito Espuma Colorida.

Nas fotos a seguir estão alguns trabalhos nos quais este efeito foi usado. A primeira foto é um suporte para notebook da aluna Salete, ela usou um fundo claro com a espuma em um tom de cinza. A faixa com flores foi pintada imitando o tecido (esse tecido foi usado para fazer uma almofada que foi adaptada com botões logo abaixo do suporte).

 A segunda foto é uma caixa da aluna Rosaura, ela usou um rosa claro de fundo e a espuma foi feita com rosa antigo. Os detalhes dessa caixa foram feitos com stencil e massa acrílica e as flores foram pintadas depois.

O terceiro trabalho é da aluna Mary, ela pintou a caixa para seus materiais usando branco de fundo e a espuma em um tom de vinho e também incrementou com um motivo usando stencil e massa acrílica.

O último trabalho eu pintei na capa e contracapa (em MDF) de um caderno, e como eu queria usar mais uma vez uma pintura com melancia (já contei aqui que eu amo melancia!), no fundo usei um verde clarinho e fiz a espuma com verde bandeira.



Os materiais necessários para essa técnica são os seguintes:
- Uma peça com superfície plana (geralmente faço em MDF)
- Dois tons de tinta PVA
- Um pincel para fundo (ou rolinho de espuma)
- Um pote para fazer a mistura (ou copo, bandeja de isopor, …)
- Detergente neutro
- Uma colher de sopa (se quiser fazer outra proporção, é só mudar essa medida)
- Água
- Batedor de esponja.

Para fazer a mistura a receita é:
1 colher de sopa de tinta PVA
1 colher de sopa de detergente neutro
2 colheres de sopa de água

Depois de preparar a peça, faço a mistura em um pote descartável com batidinhas para criar espuma, e é essa espuma que uso para carimbar ou depositar na superfície. Deixo secar ao natural e depois do trabalho pronto impermeabilizo com verniz (use o de sua preferência!)

O passo a passo completo está no vídeo, confira!
Espero muito que gostem dessa técnica, um beijo e boa pintura!
Gina




Nenhum comentário:

Postar um comentário