18 junho 2014

Xadrez feito com pincel


Existem inúmeras maneiras de se pintar uma estampa em xadrez: a mão livre, com fitas adesivas, com stencil, etc. Mas hoje trago para vocês uma forma que utilizo bastante na qual o traçado fica reto e uniforme: o xadrez feito pincel e auxílio da régua.

Para fazer essa estampa sigo as seguintes etapas:
1 - Os materiais que utilizei foram: uma superfície em MDF pintada de branco, lapiseira, secador,  régua, pincel angular e pincel reto com cerdas sintéticas e tintas PVA.
2 - Marquei pontos de 2 em 2 centímetros nos quatro lados da placa para auxiliar no posicionamento da régua.
3 - Para essa técnica, a tinta precisa ser líquida, por isso diluí com algumas gotinhas de água. Fiz isso por dois motivos, o primeiro é para que a tinta deslize melhor e o segundo para dar o efeito de transparência.
4 - Carreguei o pincel com essa tinta.
5 - Posicionei a régua "ligando" os pontos marcados. Importante: Neste momento a régua precisa estar virada (por isso o lado que ficam os números não pode ser plano), é necessário que tenha uma altura para que quando a régua estiver invertida, seja possível fazer o traço sem borrar o trabalho.
6 - Com a régua firmemente apoiada, posicionei o pincel encostado na mesma.
7 - Fiz a linha de forma contínua até o final. Se necessário retocar o traço por algum motivo, ou reforçar a cor, repito imediatamente esse passo.
8 - Fiz esse procedimento até o final.
9 - Sequei o trabalho para prosseguir na nova etapa.
10 - Preparei outra cor para compor o xadrez (amarelo +água).
11 - Com o pincel angular e posicionado de lado fiz uma linha mais fina bem próxima da faixa azul. Aqui você pode optar por fazer o traçado centralizado, sobre a faixa larga…
12 - Repeti esse último passo até o final.
13 - Sequei novamente.
14 - Voltei a fazer a faixa larga com o pincel reto e tinta azul porém cruzando as linhas.
15 - Repeti o passo 11, também cruzando as linhas, para finalizar o xadrez.
Costumo usar esse xadrez em peças no estilo country ou folk..
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou sugestão deixem nos comentários do Blog ou do Facebook. Um beijo e boa pintura, Gina.

Um comentário: