16 julho 2014

Antiguidades: Foles para Lareiras

Adoro restauração de peças antigas principalmente quando é possível aplicar alguma técnica em pintura decorativa para incrementar o restauro.

O Bauernmalerei é uma das técnicas que se enquadra perfeitamente em peças antigas como: ferros de passar roupa (que já mostrei aqui), máquinas de costura, leiteiras, chaleiras, moedores de café, relógios, bules, rádios, móveis em geral e etc.

Hoje mostro para vocês dois foles (ou sopradores) para lareiras que foram restaurados/pintados pela minha aluna Gigi. Esses foles são cada vez mais raros, embora ainda sejam fabricados por alguns artesãos que mantém a tradição. 

Os dois foles foram trabalhados frente, verso e parte interna. No primeiro fole, duas cores claras predominaram no fundo (embora na foto possa parecer apenas uma cor). Os arabescos em verde delimitam a área que faz a divisão dessas cores e um monograma em vermelho foi o destaque do lado  frontal da peça. No verso, uma rede dupla (em verde e vermelho) enriqueceu a grande área mais clara.

Infelizmente não tenho fotos dos detalhes da parte interna das alças as quais também foram pintadas com o mesmo modelo de rede.

O segundo fole foi feito com as características bem tradicionais do Bauer, tanto nas cores quanto a presença de arabescos, redes e flores. Este também foi pintado na frente e no verso mas mantendo o mesmo risco, as alças também receberam uma rede na parte interna (no detalhe ampliado é possível observar uma parte da rede).

Em breve posto outras antiguidades aqui para vocês! Um beijo e um ótimo dia para todos nós…
Gina

Nenhum comentário:

Postar um comentário