01 julho 2014

Como faço um poá perfeito!


Hoje em dia existem muitos recursos para que nossos trabalhos artesanais fiquem ainda mais perfeitos! O estêncil, embora seja um artifício bastante antigo, é usado geralmente para marcar um desenho por meio de aplicação de tinta. Mas ele também pode ser usado como um gabarito para marcação, e é dessa forma que faço uma estampa em poá bem perfeitinha.

Há alguns anos venho usando essa técnica, e quando ainda nem existia estêncil de bolinhas, eu mesma criei um usando folha de transparência (para retroprojetor) que depois de marcar com caneta furei cada bolinha com uma agulha quente de tricot (tenho ele até hoje, rs!). Hoje em dia a gente encontra esse tipo de estêncil de todos os tamanhos e de diversas marcas..


Claro que podemos usá-lo da maneira tradicional para fazer a estampa, mas eu faço da seguinte forma:
- posiciono o estêncil na área desejada
- marco com uma lapiseira o centro de cada bolinha (Figura 1)
- preparo a tinta em um azulejo (prefiro ela mais aguada e faço no azulejo porque quando vou carregar a tinta, ela já vem da quantidade certa - Figura 2)
- escolho o material que vou fazer a estampa, pode ser com pinta-bolinhas (Figura 3), palito (Figura 4),
cabo do pincel (Figura 5), a própria lapiseira que é uma das minhas formas preferidas para fazer o poá bem miudinho e quanto menor o grafite mais delicado! (Figura 6) ou o boleador (Figura 7).
- a cada bolinha feita, recarrego o instrumento com tinta para que todas fiquem do mesmo tamanho
- cuido para que na ponta do instrumento não vá acumulando tinta, senão as bolinhas vão ficando maiores. Quando necessário limpo a ponta e sigo o trabalho.

Para uma área pequena é mais fácil fazer no olho mas quando se trata de uma área maior ou lados diferentes de uma caixa por exemplo, sempre uso essa técnica para manter o padrão da distância entre os pontos.

Outros instrumentos também podem ser usados para fazer uma estampa em poá, mas em geral são esses que eu uso no meu atelier! Espero que tenham gostado da dica… um beijo e boa pintura
Gina

Nenhum comentário:

Postar um comentário