05 julho 2014

Estampas com carimbo


Como vocês sabem, eu adoro usar os recursos disponíveis para nós que fazemos artesanato. Mas também gosto sempre de dar o meu toque pessoal e quando uso carimbos isso não é diferente!!

Assim como os estênceis, são inúmeros os modelos de carimbos existentes e sempre tem novidade chegando no mercado! Os carimbos para artesanato eram inicialmente voltados para o scrapbook mas rapidamente passaram a ser usados também na pintura decorativa. Algumas marcas de carimbo incluem as carimbeiras no kit, mas na pintura eu raramente as uso. Quem pinta MDF provavelmente já conhece e faz o uso de carimbos, mas aqui vou mostrar a forma como eu faço estampas principalmente em peças  no estilo country.

Depois de preparado o fundo, escolho a cor da tinta (PVA) que vou carimbar e o passo a passo é o seguinte:
1 - Em um azulejo "espicho" a tinta de forma que fique uma camada bem lisa, homogênea e não muito espessa.
2 - Encosto o carimbo na tinta com uma leve pressão para que fique bem preenchido. Aqui devemos cuidar se toda a extensão do carimbo recebeu tinta, principalmente em carimbos grandes (que exigem uma pressão maior).
Se você ainda não tem muita prática, recomendo carimbar antes em um papel ou até mesmo em um ladinho do azulejo para testar se todo o motivo está sedo carimbado.
3 - Carimbo a estampa de forma intercalada com o intuito de imitar um tecido.
Depois de carimbar toda a área desejada, você pode deixar assim (se esse for o objetivo final) ou incrementar como fiz aqui usando pincel angular para fazer uma luz nas pétalas e nas folhas e o boleador para fazer um poá e deixar a estampa mais rica em detalhes.



Mas se você não é muito fã do pincel angular, ou tem dificuldades para usá-lo em áreas muito pequenas, deixo aqui uma outra forma que faço para incrementar a estampa:
1 - Depois de preparar o fundo da peça, selecionei a cor e "espichei" em um pedaço de E.V.A (poderia ter sido também no azulejo ou em uma bandeja de isopor)
2- Encosto o carimbo na tinta com uma leve pressão
3 - Carimbo na peça intercalando e girando o carimbo para deixar parecido com uma estampa de tecido
4 - Em um recipiente adiciono umas gotas de água na tinta PVA
5 - Preparo uma tinta bem aguadinha
6 - Com um pincel liner preencho a parte interna da estampa
7 - Depois de tudo preenchido, sigo explorando os detalhes do carimbo e neste caso, tinha uma mini flor que eu queria destacar, para isso preparei uma tinta azul...
8 - Preenchi todas as florzinhas
9 - Enfatizei também umas bolinhas da estampa pintando-as de verde (com o uso do boleador)
10 - Fiz o miolo da florzinha
11 - Adicionei um poá para deixar a estampa mais charmosa

Muitas papelarias e lojas especializadas na área vendem carimbos importados (e caros!) que são  excelentes, mas também podemos encontrar carimbos nacionais, principalmente online, de ótima qualidade e com preço bem em conta. Explorem os detalhes, usem a criatividade e lindas estampas poderão ser criadas com um único carimbo.

Um beijo e boa pintura!!
Gina

3 comentários:

  1. Obrigada por sempre nos oferecer novas e boas dicas. Sabe que eu, de ver e rever, rs, seus vídeos já melhorei em muito minha pintura bauer? Beijos, obrigada e parabéns por transmitir do seu dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valsh… você nem imagina o quanto fico feliz com esse tipo de mensagem carinhosa e motivadora! A pintura bauer realmente requer dedicação e paciência.. estou preparando uma série de vídeos com a pintura da peça completa em bauer, o que você acha? Também não esqueci do PAP de Richelieu, em breve eu publico também!! Qualquer outra sugestão me avise que vou ter o maior prazer em atendê-la… Se puder, manda fotos das suas pinturas para meu e-mail gp.artes@yahoo.com.br, vou adorar conhecer seu trabalho!! Um grande beijo e boa pintura!!

      Excluir
  2. Olá, adorei teu post! Que ideia maravilhosa. e este carimbos fofos? onde vc conseguiu?

    ResponderExcluir