19 novembro 2014

Dicas sobre a Técnica do Pacotão

Olá pessoal,

Neste post compartilho com vocês alguns trabalhos feitos com a técnica do "pacotão" que eu ensinei aqui, aproveitando para dar algumas dicas e esclarecer dúvidas sobre o procedimento.

A caixa quadrada é da minha aluna Prenda, e vocês podem perceber que foram usados dois recursos bem interessantes nessa peça: o primeiro foi um esponjado com tinta dourada depois de a técnica do pacotão ter sido concluída.  Neste caso optamos por fazer o esponjado com o dourado para ter uma ligação com o aplique de flores que também foi pintado de dourado. Mas esse recurso também pode ser usado se a peça ficar escura demais…

O segundo recurso foi a sombra preta feita ao redor de toda a caixa. A sombra, feita com pincel angular, sempre dá um acabamento notável ao trabalho destacando ainda mais a textura da superfície.

Na caixa redonda que pintei, não foi feito nenhum procedimento além da técnica do pacotão, apenas impermeabilizei com verniz, que deve ser a base de água. Usei verniz para concreto aparente por uma questão de preferência, mas vocês podem usar o que preferirem.

No ovo pintado em Bauernmarelei a superfície também foi preparada conforme o passo a passo do pacotão, e a pintura foi feita direto na peça, diferente da caixa da última foto, onde optamos por fazer uma elipse delimitando a área a ser pintada.

Caso você não goste do resultado da técnica do pacotão porque ficou escura demais, ou com alguma falha que compromete o trabalho, é possível remover o betume com aguarrás e iniciar todo o processo novamente. Você pode usar o betume mais diluído se não quiser que fique tão escuro. Também recomendo que escolha uma peça sem muitos recortes para que o plástico possa ser assentado de forma uniforme na superfície.

Outro detalhe importante é o acabamento interno das caixas, eu costumo escolher uma cor bem vibrante que já tenha sido usada na parte externa para fazer um contraste bonito. Por exemplo, na minha caixinha redonda pintei dentro de vermelho e ficou ótimo!

Espero que aproveitem essa técnica para fazerem lindos trabalhos!

Um beijo e boa pintura!! Gina


Nenhum comentário:

Postar um comentário