08 dezembro 2014

Arte Sacra: Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Hoje, dia 08 de Dezembro é o dia de comemoração da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Rainha de todos os santos. Neste mesmo dia, em 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a igreja a reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original". Nossa Senhora da Conceição é a rainha padroeira de Portugal desde o reinado da Dinastia de Bragança, e também a padroeira de diversas cidades do Brasil.

Neste post mostro em detalhes uma imagem da Nossa Senhora da Conceição que pintei há uns anos atrás. Essa é uma peça de gesso, com cerca de 80 cm de altura onde foram aplicadas algumas técnicas como folheação a ouro, policromia, bauernmalerei, no pedestal foi feito um efeito de mármore em tons terra e, ao final, a peça foi levemente envelhecida.

Para executar as etapas de pintura da Arte Sacra, é necessário que a peça seja bem preparada e o projeto bem definido. Para delinear o projeto são necessários diversas pesquisas prévias, desde a história do santo, materiais, até estudo das cores de cada elemento que compõe a escultura.

Um procedimento um pouco mais complexo é feito quando se trata de restauração de peças sacras antigas. Nessas peças, em geral, é preciso também analisar e avaliar a pintura e as técnicas já empregadas, preservá-las se possível for procurando manter a originalidade da obra.
Espero que tenham gostado, um beijo e até a próxima!! Gina

Um comentário:

  1. Paz plena... Maria de Nazaré realmente nasceu sem o tal pecado original, mas isso não é novidade, pois ninguém nasceu com esse pecado, pois o mesmo foi inventado pela Igreja...

    ResponderExcluir