21 março 2015

Feito em aula: Ovo de cerâmica com estampa de carimbo!

No post de hoje vou mostrar para vocês mais um trabalho Feito em Aula!

A peça pintada é um ovo em cerâmica com cerca de 15 cm de altura e dividido em duas partes. Escolhemos um tom de azul claro para o fundo e, para pintar nessa superfície, não é preciso nenhum preparo prévio como primer ou outro material.

Optamos por fazer uma estampa de passarinhos na parte inferior da peça, então, depois de duas camadas de tinta azul na base, usamos o carimbo e tinta PVA preta. Para ver mais detalhes sobre as formas de usar carimbos nos trabalhos clique aqui.

1- O desenho do carimbo serve como um guia/molde, e depois de ter carimbado todos os passarinhos na peça, eles foram pintados de amarelo (inicialmente a ideia era pintar uns de amarelo e outros de branco, por isso nas fotos aparecem alguns passarinhos em branco).

2- Com um pincel angular e tinta ocre fiz a sombra na parte inferior do desenho.

3- Como no carimbo original tinha uma florzinha e ela foi apagada com as camadas de tinta amarela, usei um outro carimbo de flor para manter a configuração da estampa, e pintei cada uma dessas florzinhas com diferentes cores.

4- Usando um pincel liner e tinta preta, reforcei o contorno do desenho.

5 - Retoquei, com a mesma tinta usada no corpo do passarinho, as manchinhas pretas indesejadas e iniciei os acabamentos como o miolo da flor, uma pata que ficou mal carimbada, o preenchimento do bico etc.

6 - Finalizei essa estampa com a pintura da asa e repeti o processo em todos os outros passarinhos!







Hoje em dia encontramos com mais facilidade carimbos de diversas estampas! Então, com um pouquinho de paciência e dedicação conseguimos fazer trabalhos bem criativos com esses materiais! Eu particularmente adoro, e vocês!? Espero que tenham gostado, um beijo e até a próxima!! Gina


  • Observação: Em geral, quando eu gravo os vídeos com passo a passo, faço isso fora do horário de aula porque assim consigo gravar com calma, com uma boa iluminação, câmera no tripé... e principalmente sem atrapalhar o andamento dos trabalhos dos alunos. No entanto, como eu já comentei em vídeo, praticamente todos os dias são feitos trabalhos super interessantes no atelier e eu fico com muita vontade de compartilhar com vocês.  Assim, sempre que eu conseguir gravar algum vídeo em aula, vou publicar no canal do YouTube, mas gostaria que soubessem que esses vídeos têm a qualidade comprometida porque são gravados pelo celular, durante a aula, conversando e mostrando para os alunos e etc, tudo bem!?


Um comentário:

  1. Tudo que é postado é feito como muito zelo, mesmo sendo em uma aula com celular, o que importa é aprender com você Gina. É muito importante para todos nós, o que você tem para nos mostrar, e acho que nós temos mesmo é que agradecer a sua imensa participação em nossas vidas, nossas pinturas e projetos. Um grande abraço Gina. Muito grata por tudo que faz.

    ResponderExcluir