26 abril 2015

Livros de Colorir: Testando canetas pretas para o fundo!

Por Carol
_________________


Oi gentee!

Eu ando com muita vontade de fazer um fundo preto em um dos meus desenhos do livro Floresta Encantada (Johanna Basford - Editora Sextante). Então estava de olho nos comentários do pessoal sobre fundo preto e sempre anotava as indicações que iam aparecendo nos posts. Eu tenho um certo receio em usar canetinhas nesses livros, tenho medo que manche do outro lado, mas não é só isso! Eu também estava a procura de uma caneta que além de não manchar, também deixasse o preenchimento com um aspecto legal! 

Assim, resolvi testar algumas canetas no final do meu livro para ver qual delas atendia às minhas exigências! No vídeo eu mostro o teste que fiz apontando quais as principais vantagens e desvantagens de cada uma das 16 canetas testadas:




Eu fiz uma espécie de avaliação e para isso separei os seguintes critérios:
1 - A caneta não pode manchar o verso do papel
2 - Não pode deixar marcas (ranhuras ou hachuras) no preenchimento
3 - Deve ter uma boa fixação da tinta, ou seja, sem o efeito "carimbo"
4 - O preto tem que ser bem preto!

Deixo claro aqui que essa é uma avaliação subjetiva, com base na minha percepção e dentro das condições que testei (considerando a gramatura e o tipo do papel do livro por exemplo). Também tenho que ressaltar que muitas canetas testadas têm outras finalidades como de escrita, uso em tecido e não de desenho/preenchimento como testei aqui. Assim, os resultados que obtive (com apenas uma camada de preenchimento) foram os seguintes:



A seguir estão imagens de todas as canetas testadas:




De forma geral fiquei bastante receosa quanto à performance das canetas, pois percebi que com algum descuido eu posso acabar manchando o livro! Tem muita gente usando a dica de primero passar uma camada com lápis de cor e depois passar a canetinha por cima, e eu acho que vou acabar seguindo essa ideia!

Se você já fez um fundo preto que deu certo,  me conta qual foi o material que você usou!! 
Espero que vocês tenham gostado, um beijo e até mais!! 
Carol



13 comentários:

  1. Também quero saber como fazer o fundo preto perfeito! Quando fizer conta como foi ;))

    ResponderExcluir
  2. Eu uso essas caneta gel com glitter e elas falham muito, então eu seguro na pontinha bem de cima, e sacudo com força, como a gente faz com o termômetro, aquele antiguinho, e a tinta desce, comigo sempre deu certo, mas é chato, a gente da 2 traços e tem que sacudir, mas eu adoro usar essas canetas, então vale a pena. Testa, depois diz se deu certo. bjo, obrigada pelos vídeos.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro colori com lápis de cor e depois usei canetinhas da maped. Não manchou e ficou bem preto e uniforme.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro colori com lápis de cor e depois usei canetinhas da maped. Não manchou e ficou bem preto e uniforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas dicas e informações Lili!!! A Carol anotou na lista dela a canetinha Maped para comprar... beijos!!

      Excluir
  5. Oi. Usei a caneta da POSCA. Ficou bem preto e não mancha nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Leticia.. a Carol foi atrás dessa caneta e já encontrou.. acho que ela vai mostrar em vídeo! Beijos!!

      Excluir
    2. que legal!!! o meu ficou lindo! adorei a caneta!

      Excluir
  6. A caneta tem várias cores e vários tipos de ponta. A minha parece um pincel. Comprei na Koralle em Porto Alegre. Bjus meninas

    ResponderExcluir
  7. Carol, estou encantada com vc, sua técnica, a maneira como vc explica, a linguagem q vc usa e ate sua voz é agradável.
    Muito obrigada por compartilhar sua técnica, por fazer os vídeos, por favor, faça mais de técnicas de lápis, canetas, desses livros, vc é genial.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol,
    Gostaria muito de saber onde comprou a caneta da Pilot G-tec-C4.. Estou atrás dela há um tempo :)
    Parabéns pelo trabalho,
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde! Como não tenho prática com pincel, eu usei a canetina da Faber Castell. fiz um teste e deu certinho. A cor ficou ótima, sem manchas nem na frente e nem atrás.

    ResponderExcluir
  10. Oláaa.. faz um teste com as canetinhas compactor por favor

    ResponderExcluir